postinss
FONTE: http://www.infomoney.com.br/

Projeto permitirá que a liberação de crédito, que antes demorava 3 dias, seja feita na hora do crédito

SÃO PAULO – Esta previsto para entrar em vigor até dezembro de 2014 um novo estímulo ao empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com a instituição, um sistema atual permitirá que os pedidos de empréstimos junto ao INSS deixem de ser processados por rotina “batch”, que tem prazo média de três dias, e passarão a ter resposta on-line.

De acordo com o INSS, com essa nova operação do consignado, o crédito poderá ser tomado pelos mesmos canais e locais em que atualmente o beneficiário realiza a operação, não havendo mudanças nas regras e parâmetros. A operação não poderá ser realizada pela internet.

Em relação à abrangência, continuarão a operar o crédito consignado todas as instituições financeiras que são conveniadas pelo INSS. “Da mesma forma, nada muda em relação à margem consignável e prazos para pagamento continuarão os mesmo”, explica o INSS em nota.

O INSS não descarta uma possível postergação do prazo do início das operações, mas garante que a conclusão do projeto deve acontecer até o final deste ano.

Bancos aderem ao sistema

Grandes bancos já confirmaram que irão aderir à liberação on-line do crédito consignados para o INSS. Um deles, a Caixa Econômica Federal, afirmou recentemente que a entrada em operação estava previsto para o dia 15 de setembro, após consenso entre os bancos pagadores e concessores junto a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

A data não foi confirmada pelo INSS. Apesar da divergência em relação ao inicio das operações, o banco reafirma o interesse pela adesão. Para a Caixa, o ganho no prazo é interessante do ponto de vista do cliente tomador do empréstimo.

A liberação on-line de crédito faz parte de um projeto entre bancos e INSS conhecido como Projeto ECO (Empréstimo Consignado Online). O sistema é desenvolvida pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

Atualmente, o recurso é liberado em até 24 horas após a averbação do contrato junto a Dataprev, cuja rotina ocorre por meio de troca arquivos, o que retarda muitas vezes a liberação. No caso do projeto ECO a averbação será on line, ou seja, durante o ato da contratação, permitindo a liberação imediata dos recursos do empréstimo ao cliente, assim que a averbação seja confirmada.

FONTE: http://www.infomoney.com.br/

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Conversar
1
Olá podemos lhe ajudar?